Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção de alunos do ensino fundamental sobre a conservação de insetos polinizadores e construção de um jardim floral

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português

10.17648/diversitas-journal-v5i4-1071

ISSN

2525-5215

Autores

Jecilãine Efigênia da Silva, João Marcos de Assis Rozendo, Rodrigo de Almeida Pinheiro, Thaynnara Paula dos Santos Lira, Maria Jéssica dos Santos Cabral, Rubens Pessoa de Barros,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

RESUMO: Os animais polinizadores são componentes fundamentais nos ecossistemas terrestres e essenciais para o bom desempenho dos serviços ecológicos em ambientes naturais e agrícolas. A consequência mais nefasta das ameaças à biodiversidade é, sem sombra de dúvida, a extinção de uma espécie. Desta forma, fez-se necessário conhecer a percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a importância dos insetos polinizadores e as plantas que os atraem, repassando informações com ênfase na conservação destes. A intervenção foi aplicada na escola municipal de educação básica Maria Iraci Teófilo de Castro – Taquarana, AL para 59 alunos, referentes a duas turmas de 6° ano. A ação foi desenvolvida por meio de uma palestra com ênfase na conscientização acerca da importância da conservação dos polinizadores e seus habitats, juntamente a uma oficina de plantio de 150 sementes de plantas florais. Antes das informações serem repassadas, o desempenho dos discentes ao responderem o questionário demonstrou-se de forma negativa. A falta de conhecimento dos discentes sobre o assunto implica no desencadear de sérios problemas, pois, no instante em que o público não conhece o problema em questão, ele se torna incapaz de solucionar ou reduzi-lo. É evidente a necessidade de trabalhar com os alunos o aspecto da importância dos polinizadores para os ecossistemas naturais, pois a educação ambiental só será eficaz se levar os alunos a terem a percepção do mundo que os cerca, envolvendo-os de forma a despertar uma consciência crítica que busca soluções para o problema. PALAVRAS-CHAVE: Abelhas, Ecossistema, Sementes de girassol.

Referência(s)