
Invariantes Operatórios de Recursividade Algébrica Presentes nas Estratégias de Estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental
2020; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 1; Issue: 21 Linguagem: Português
ISSN
1518-8221
AutoresVinícius Carvalho Beck, João Alberto da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo do presente trabalho e descrever e analisar os invariantes operatorios de recursividade algebrica presentes nas estrategias de estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados desta pesquisa foi elaborada uma atividade adaptada de uma situacao apresentada na literatura, na qual os autores pretendiam abordar, ao mesmo tempo, duas das principais nocoes algebricas: recursividade algebrica e padrao algebrico. Na presente pesquisa nos concentramos na nocao de recursividade. Foram realizadas entrevistas clinicas com 24 estudantes de uma escola publica do interior do Rio Grande do Sul. Foi constatado o uso de seis invariantes operatorios: os teoremas-em-acao “regra de associar acrescentando um”, “regra de dobrar as quantidades” e “construcao da regra a partir da realidade observada”; e os respectivos conceitos-em-acao “relacao biunivoca entre grandezas”, “existencia de relacao proporcional entre quaisquer grandezas” e “necessidade de experimentar para inferir a regra”.
Referência(s)