
CLUBE DE CIÊNCIAS: DISCUTINDO GÊNERO, IDENTIDADE E A VALORIZAÇÃO-INSERÇÃO DE MENINAS NO CAMPO CIENTÍFICO
2019; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17564/2316-3801.2019v7n3p69-80
ISSN2316-3801
AutoresMaria Estela Silva Andrade, Amanda Carolina Hora da Silva, Paula Teixeira Araújo, Rui Manoel de Bastos Vieira, Luís Paulo de Carvalho Piassi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo visa apresentar os resultados parciais de uma aplicação realizada no grupo/projeto L.I.R.A. sobre a percepção de um grupo de meninas a respeito do papel delas na sociedade e nas ciências, bem como refletir sobre como essa percepção, tanto de si quanto do outro, afeta a construção de suas identidades. A análise dos dados foi feita através de uma metodologia qualitativa com a aplicação de um grupo focal que teve como foco o discurso das participantes sobre o tema pesquisado. Os resultados parciais demonstraram que embora as meninas apresentem interesse por ciências e por algumas de suas áreas específicas: matemática, engenharia entre outras, sofrem preconceito de gênero por parte de amigos e familiares por esses não acreditarem em sua capacidade. Logo, a discussão sobre essa tema se mostrou de grande relevância não só para os objetivos da pesquisa, mas também para incentivar as meninas a pensarem sobre essa temática e se inserirem na área científica.
Referência(s)