Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CLUBE DE CIÊNCIAS: DISCUTINDO GÊNERO, IDENTIDADE E A VALORIZAÇÃO-INSERÇÃO DE MENINAS NO CAMPO CIENTÍFICO

2019; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17564/2316-3801.2019v7n3p69-80

ISSN

2316-3801

Autores

Maria Estela Silva Andrade, Amanda Carolina Hora da Silva, Paula Teixeira Araújo, Rui Manoel de Bastos Vieira, Luís Paulo de Carvalho Piassi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo visa apresentar os resultados parciais de uma aplicação realizada no grupo/projeto L.I.R.A. sobre a percepção de um grupo de meninas a respeito do papel delas na sociedade e nas ciências, bem como refletir sobre como essa percepção, tanto de si quanto do outro, afeta a construção de suas identidades. A análise dos dados foi feita através de uma metodologia qualitativa com a aplicação de um grupo focal que teve como foco o discurso das participantes sobre o tema pesquisado. Os resultados parciais demonstraram que embora as meninas apresentem interesse por ciências e por algumas de suas áreas específicas: matemática, engenharia entre outras, sofrem preconceito de gênero por parte de amigos e familiares por esses não acreditarem em sua capacidade. Logo, a discussão sobre essa tema se mostrou de grande relevância não só para os objetivos da pesquisa, mas também para incentivar as meninas a pensarem sobre essa temática e se inserirem na área científica.

Referência(s)