Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Era o Hotel Cambridge: quando o documentário ocupa a ficção // Era o Hotel Cambridge: when documentary occupies fiction

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9771/contemporanea.v18i2.32582

ISSN

1809-9386

Autores

Consuelo Lins, Caio Bortolotti Batista,

Tópico(s)

Cinema and Media Studies

Resumo

este artigo propõe uma análise do filme Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, 2017) para compreender como os procedimentos colaborativos entre subjetividades heterogêneas que permeiam o fenômeno da ocupação são apropriados por uma equipe cinematográfica ao mesmo tempo incorporada pelo movimento de militância e mobilizada em suas lutas. Se esta é uma ficção produzida a partir de um local real, também aqui o local é reinventado no processo. A questão da alteridade pode ser percebida em várias camadas documentais, e a montagem de imagens “outras”, heterogêneas, reproduz uma política da estética que desestabiliza uma autoridade centralizada de enunciação do “outro” pelo “eu”.

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