
Protótipo de um glossário semibilíngue para alunos surdos
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/lex9-v5n1a2019-8
ISSN2447-9551
AutoresCristina Aparecida Bianchi de Souza Gomes, Maria do Socorro Vieira Coelho,
Tópico(s)linguistics and terminology studies
ResumoO artigo objetiva apresentar um protótipo de glossário semibilíngue para ser usado no ensino de Português como segunda língua para surdos –L2. O estudo foi desenvolvido com a participação de acadêmicos do 9º ano da Escola Bilíngue Libras Português Escrito de Taguatinga- Distrito Federal. Para tanto, utilizaram-se das abordagens teóricas básicas dos estudos linguísticos, com foco nas línguas de sinais. Contou-se, também, com o suporte teórico da Ciência do Léxico. Adotou-se a pesquisa-ação como metodologia para a constituição do corpus, para a seleção dos termos nos comandos de questões do livro didático Português: linguagens (São Paulo: Atual, 2014). Para a confecção do glossário proposto na pesquisa, utilizou-se, com adaptações, o Instrumento Genérico para Delimitação de Repertórios Léxico-Término-Fraseográfico. O repertório proposto é uma obra de cunho léxico-terminológico-pedagógico que visa a auxiliar o ensino de português como segunda língua. O glossário é composto por quarenta e três (43) lexias organizadas em quarenta e três (43) verbetes e está disponível no endereço https://glossariosemibilingue.wordpress.com
Referência(s)