Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Protótipo de um glossário semibilíngue para alunos surdos

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/lex9-v5n1a2019-8

ISSN

2447-9551

Autores

Cristina Aparecida Bianchi de Souza Gomes, Maria do Socorro Vieira Coelho,

Tópico(s)

linguistics and terminology studies

Resumo

O artigo objetiva apresentar um protótipo de glossário semibilíngue para ser usado no ensino de Português como segunda língua para surdos –L2. O estudo foi desenvolvido com a participação de acadêmicos do 9º ano da Escola Bilíngue Libras Português Escrito de Taguatinga- Distrito Federal. Para tanto, utilizaram-se das abordagens teóricas básicas dos estudos linguísticos, com foco nas línguas de sinais. Contou-se, também, com o suporte teórico da Ciência do Léxico. Adotou-se a pesquisa-ação como metodologia para a constituição do corpus, para a seleção dos termos nos comandos de questões do livro didático Português: linguagens (São Paulo: Atual, 2014). Para a confecção do glossário proposto na pesquisa, utilizou-se, com adaptações, o Instrumento Genérico para Delimitação de Repertórios Léxico-Término-Fraseográfico. O repertório proposto é uma obra de cunho léxico-terminológico-pedagógico que visa a auxiliar o ensino de português como segunda língua. O glossário é composto por quarenta e três (43) lexias organizadas em quarenta e três (43) verbetes e está disponível no endereço https://glossariosemibilingue.wordpress.com

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