Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O RETRATO” E “KATIE LEWIS”, DE MARIA TERESA HORTA: DIÁLOGOS ENTRE A LITERATURA, A PINTURA E A HISTÓRIA

2019; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47295/mgren.v8i2.2094

ISSN

2317-0433

Autores

MARIA LUIZA GERMANO SOUZA,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Resumo: A literatura e a pintura são duas formas de perceber a realidade. Por isso, vinculá-las é possibilitar fazer infinitas relações intersemióticas, pois lidamos com duas linguagens-signo diferentes. Horácio, em contexto histórico específico, na sua Arte Poética (c. 20 a. C), assim se referiu ao vínculo entre poesia e arte: Ut pictura poesis “Um poema é como um quadro” ou ainda: “como a pintura, é a poesia ” , a depender da tradução. Essa proposição foi estudada e repensada por diversos autores ao longo da história da arte, não é nossa intenção esmiuçá-la neste texto, porém vinculá-la à ideia-base de que há vinculações entre a arte e a literatura possíveis de serem retomadas a partir da leitura de dois contos do livro Meninas (2014), da escritora portuguesa Maria Teresa Horta: “O retrato” e “Katie Lewis”. Nessas narrativas, lida-se com temáticas que ficcionalizam personagens presentes nos quadros dos pintores Mariano Maella, Século XVIII/XIX, (Carlota Joaquina) e Edward Coley Burne-Jones, Século XIX, (Katie Lewis). Os contos oportunizam pensarmos um triplo movimento dialógico, posto ser possível lê-los do ponto de vista da história, da pintura e da literatura. Desse modo, estamos diante de três discursos vinculados pela intertextualidade, pela tradução e pela história. Os norteamentos teóricos dar-se-ão a partir do conceito de dialogismo, de enunciação e de discurso em Mikhail Bakhtin (1993; 2011; 2015); história e literatura em Linda Hutcheon (1991). Por esses caminhos, pretende-se discutir, igualmente, como Maria Teresa Horta, na lógica correlacional entre duas linguagens diferentes – quadro e texto ficcional –, usa o texto narrativo para levantar questões e preencher espaços não revelados pela história oficial sobre quem foram, na intimidade, as meninas retratadas nos quadros. Palavras-chave : Pintura. Literatura. História. Dialogismo. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v8i2.2094

Referência(s)