Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL.

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 45; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/ia.v45i2.62662

ISSN

1981-8416

Autores

Lucas de Paula Rodrigues, Vânia de Fátima Matias de Souza,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O texto tem como objetivo analisar as relações de similaridades dos imperativos que tratam da privatização do Ensino Superior público brasileiro e as orientações do Banco Mundial. Considerou-se como elementos basilares, os documentos “Um ajuste justo” (2017) e “Gestão de pessoas e folha de pagamentos no setor público brasileiro” (2019). As categorias sustentadas pelos pressupostos da análise de conteúdo elegidas foram: relação público-privado; parcerias; gestão; reajustes e flexibilização. As impressões trazidas nos dois documentos sustentam-se nos imperativos trazidos no formato de “soluções” para o financiamento do ensino superior brasileiro, pautada na diminuição do financiamento público das universidades cujas propostas são postas no formato de reajustes de financiamento do setor público.

Referência(s)