
POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL.
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 45; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/ia.v45i2.62662
ISSN1981-8416
AutoresLucas de Paula Rodrigues, Vânia de Fátima Matias de Souza,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO texto tem como objetivo analisar as relações de similaridades dos imperativos que tratam da privatização do Ensino Superior público brasileiro e as orientações do Banco Mundial. Considerou-se como elementos basilares, os documentos “Um ajuste justo” (2017) e “Gestão de pessoas e folha de pagamentos no setor público brasileiro” (2019). As categorias sustentadas pelos pressupostos da análise de conteúdo elegidas foram: relação público-privado; parcerias; gestão; reajustes e flexibilização. As impressões trazidas nos dois documentos sustentam-se nos imperativos trazidos no formato de “soluções” para o financiamento do ensino superior brasileiro, pautada na diminuição do financiamento público das universidades cujas propostas são postas no formato de reajustes de financiamento do setor público.
Referência(s)