Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Quando um treinador substitui o nome do clube: uma análise do 'Time de Ceni' como exemplo da lógica do clickbait na cobertura esportiva do Brasil

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17851/2526-4494.5.1.119-138

ISSN

2526-4494

Autores

Anderson David Gomes dos Santos, Mellyna Andréa Reis dos Santos Borges, Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Quando Rogerio Ceni foi anunciado como novo tecnico do Fortaleza Esporte Clube para a temporada de 2018 houve surpresa no futebol brasileiro. Ex-goleiro e um dos maiores idolos do Sao Paulo Futebol Clube, ele comecou a carreira de treinador na equipe em que jogou, imaginava-se que seguisse em clubes do Sudeste ou do Sul, que tem maior capital simbolico e cobertura midiatica. Titulos da Serie B (2018), Campeonato Cearense (2019) e Copa do Nordeste (2019) transformaram Ceni num dos principais tecnicos da historia do Fortaleza. Mas so isso bastava para tratar o clube como “Time de Ceni” em titulos de noticias ou tuites na internet? Para discutir a cobertura esportiva atual, mais voltada ao infoentretenimento e a atracao do publico a partir de caca-cliques ( clickbait ), com foco na representacao dos clubes do Nordeste, que este artigo analisa tuites de sites noticiosos nacionais a partir do uso de “Time de Ceni”.

Referência(s)
Altmetric
PlumX