
Propaganda “Igualdade na política”
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 46 Linguagem: Português
10.20396/lil.v46i46.8661633
ISSN2674-7375
AutoresEliana de Almeida, Wolber Sebastião Pereira,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoNeste texto, tomamos como material de análise o vídeo da primeira fase da campanha publicitária Mulheres na Política, da Justiça Eleitoral, mais precisamente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, denominado Igualdade na Política. A análise se fundamentará teoricamente na Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), conforme os estudos de Michel Pêcheux (2009), na França, e Eni Orlandi (2001, 2002, 2007), no Brasil. Tomamos a propaganda do TSE por sua materialidade significativa, para verificar como se dá o processo de reformulação, enquanto ruptura do discurso (estrutural e de memória), que significa por uma outra interdiscursividade, no caso, a propaganda sobre a posição da mulher num universo masculino.
Referência(s)