Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Graduação em Computação no Brasil: perspectiva a partir do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho

2020; Red de Universidades Nacionales con Carreras de Informática; Issue: 25 Linguagem: Português

10.24215/18509959.25.e6

ISSN

1851-0086

Autores

Lidiane Cristina da Silva, Alexandre Campanelli, Liudimilla Santos da Silva, Thiago Vinicius Feltrin da Silva, Rosana Cordovil da Silva, Ruth Del Raso Garcia, Fábio Luí­s Falchi de Magalhães,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Considerando-se a expansão da graduação em Computação no Brasil, esse trabalho tem como objetivo analisar a série histórica desses cursos entre 2008 e 2014 de acordo com o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (ENADE). Classifica-se de natureza exploratória e descritiva e abordagem quantitativa, a partir de pesquisa documental. Como principais resultados, destaca-se a Região Nordeste como mais profícua em notas de conceito ‘5’, crescendo também sua presença no ENADE. Destaque também para Paraíba e Sergipe, estados com melhor conceito ‘5’. Ademais, as instituições públicas se destacam perante as privadas, enquanto os maiores cursos do país são: Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Referência(s)