
Graduação em Computação no Brasil: perspectiva a partir do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho
2020; Red de Universidades Nacionales con Carreras de Informática; Issue: 25 Linguagem: Português
10.24215/18509959.25.e6
ISSN1851-0086
AutoresLidiane Cristina da Silva, Alexandre Campanelli, Liudimilla Santos da Silva, Thiago Vinicius Feltrin da Silva, Rosana Cordovil da Silva, Ruth Del Raso Garcia, Fábio Luís Falchi de Magalhães,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoConsiderando-se a expansão da graduação em Computação no Brasil, esse trabalho tem como objetivo analisar a série histórica desses cursos entre 2008 e 2014 de acordo com o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (ENADE). Classifica-se de natureza exploratória e descritiva e abordagem quantitativa, a partir de pesquisa documental. Como principais resultados, destaca-se a Região Nordeste como mais profícua em notas de conceito ‘5’, crescendo também sua presença no ENADE. Destaque também para Paraíba e Sergipe, estados com melhor conceito ‘5’. Ademais, as instituições públicas se destacam perante as privadas, enquanto os maiores cursos do país são: Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Referência(s)