Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Beyond painting. Some notes on Count Daupias’ other art collections

2020; University of Évora; Issue: 11 Linguagem: Português

10.4000/midas.2032

ISSN

2182-9543

Autores

Ramiro A. Gonçalves,

Tópico(s)

History, Culture, and Diplomacy

Resumo

Pedro Eugénio Daupias (1818-1900), 1.º visconde e 1.º conde de Daupias, foi um dos mais importantes colecionadores em Portugal no último quartel do século XIX. Das várias coleções reunidas, a de pintura, pela excelência de algumas peças, é a que ganha maior destaque para a história da arte, estando alinhada com o gosto parisiense, embora as suas tendências ecléticas o tivessem levado a reunir todo o tipo de objetos artísticos: escultura, cerâmica, têxteis, mobiliário, ourivesaria, entre outros. No presente artigo faremos uma análise descritiva das diversas coleções, com referência a alguns objetos comentados pelos visitantes da Galeria do conde Daupias ou referidos, com descrições específicas, em catálogos de exposições ou leilões. O conde fez publicar em 1882 um catálogo dedicado à pintura e escultura modernas. A dispersão da coleção começa em 1892, quando uma seleção das melhores pinturas foi à praça em Paris. Em 1894, realizou-se um leilão dedicado às artes decorativas, novamente na capital francesa. E, dez anos após a morte do colecionador, em 1910, foi vendido num leilão em Lisboa o remanescente da coleção.

Referência(s)