Níveis de desempenho em matemática de Escolas Estaduais do Município de Mogi Mirim – SP
2020; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/escolas-estaduais
ISSN2448-0959
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO desempenho na disciplina de Matemática dos alunos das escolas públicas do estado de São Paulo é medido através da avaliação do Saresp aplicado ao final de cada ciclo escolar. Com isso classificam-se os alunos em quatro níveis de desempenho “Abaixo do básico”, “Básico” “Adequado” e “Avançado” conforme critérios e pontuação estipulados pela secretaria estadual de educação paulista. Com base na publicação destes níveis de desempenho foram analisadas quatro escolas estaduais do município de Mogi Mirim-SP, pertencentes a Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, entre os anos de 2014 a 2018 na disciplina de Matemática no 9° Ano do Ensino Fundamental e na 3° Série do Ensino Médio. Os resultados mostram que a aprendizagem está aquém do almejado para os alunos que estão encerrando um ciclo escolar. Portanto, junto com a análise destes resultados apresentam-se questionamentos e potencialidades destes fatores comprometedores da aprendizagem em relação a gestão, corpos docente e discente e comunidade escolar.
Referência(s)