
A compreensão de reflexivos e pronominais no espectro autista
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/1982-2243.2020.v24.30646
ISSN1982-2243
AutoresLetícia Maria Sicuro Corrêa, Vanessa Gouveia Ribeiro, Michele F. Perelmuter,
Tópico(s)Autism Spectrum Disorder Research
ResumoInvestiga-se a compreensão de clíticos reflexivos e pronomes tônicos como objeto direto por crianças no espectro autista, falantes de português brasileiro. Parte-se de pressupostos minimalistas em uma abordagem psicolinguística que incorpora desdobramentos da Teoria da Ligação. Busca-se verificar em que medida um traço de referencialidade distingue essas formas. Avalia-se o impacto da semântica lexical (verbos de ação/de emoção) no reconhecimento de um predicado reflexivo em 3ª e em 1ª pessoa. Os resultados revelam dificuldades diferenciadas na compreensão de ambas as formas e efeito da semântica lexical, com verbos de emoção facilitando a compreensão de reflexivos.
Referência(s)