
Pessoa com deficiência: modos de reescrituração em um documento oficial e em quadrinhos da revista Superinteressante
2020; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.47295/mgren.v8i3.2109
ISSN2317-0433
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste artigo, propomos uma reflexão sobre a reescrituração da designação “pessoa com deficiência”, a partir da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência , das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e de três quadrinhos da série intitulada Um dia na vida de ..., da Revista Superinteressante , publicada no dia 28 de setembro de 2016. Buscamos explicitar as diferentes maneiras que a designação “pessoa com deficiência” é reescriturada nos recortes estudados. É a Semântica do Acontecimento desenvolvida pelo linguista Eduardo Guimarães (2002, 2018), que dá sustentação teórico-metodológica para este trabalho. Os resultados apontam que há diferentes reescriturações relativas à designação pessoa com deficiência , como indivíduos com deficiência , diferente , portadores de deficiências múltiplas e graves , deficiente , alunos portadores de deficiências , pessoas que fugiam do padrão de “normalidade”, necessidades educacionais especiais e cada vez que são reescrituradas significam de modo diferente, pois estão relacionadas a um acontecimento enunciativo, a um enunciado, a um texto. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v8i3.2109
Referência(s)