Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Biologia celular, educação antirracista e currículo decolonial: experiências didáticas inovadoras na formação inicial no curso de Ciências Biológicas

2020; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 10; Linguagem: Português

10.24065/2237-9460.2020v10n1id1315

ISSN

2237-9460

Autores

José Antonio Novaes da Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo apresenta experiências didáticas realizadas no campo da Biologia Celular, em específico da Citologia, visando cumprir orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996), que inseriu mudanças nos currículos escolares após a promulgação da Lei no 10.639/2003 – Educação das Relações Étnico-Raciais, História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Nesse sentido, na formação inicial – primeiro semestre – de discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, foi utilizada uma metodologia com o propósito de aplicar de forma inovadora a referida Lei. Como resultado, tivemos a apresentação de 34 trabalhos por 120 discentes no formato de painel que foram apresentados à comunidade acadêmica, relacionados aos seguintes temas: preparação tecidual, Saúde da População Negra, personalidades negras e estruturas celulares. As atividades foram norteadas pelas perspectivas da Educação Antirracista e Colonialidade/Decolonialidade que propõem a descolonização dos currículos, buscando a superação do eurocentrismo que ainda está fortemente presente no sistema educacional brasileiro.

Referência(s)