
Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: um estudo descritivo a partir dos relatos dos estudantes
2020; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/necessidades-educativas-especiais
ISSN2448-0959
AutoresRuth Nely Alves de Sá, Leopoldo Briones Salazar,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo tem a meta de descrever a realidade da inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais a partir de uma entrevista realizada com três alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, matriculados na Escola Municipal Elzinha Lizardo Nunes em Alto Taquari no estado do Mato Grosso. O problema fomentador deste estudo partiu da percepção de que há poucas iniciativas de dar voz aos alunos com necessidades educativas especiais ao longo da Educação Básica. Dessa forma, elaborou-se uma entrevista com seis perguntas abertas analisadas a partir da observação direta dos conteúdos coletados. A aplicação se deu em duas etapas, sendo a primeira com a conscientização dos responsáveis pelos menores envolvidos e a segunda com a coleta das informações juntos a esses alunos. Observou-se, com a análise dos dados que ainda há muito a se fazer no processo de inclusão no que tange ao trabalho desenvolvido pela escola, assim como a atuação da família nesse processo de apoio e acompanhamento. Espera-se, com este trabalho, uma maior oitiva dos maiores interessados no sucesso do processo inclusivo de estudantes com necessidades educativas especiais: os próprios alunos.
Referência(s)