
A sintaxe dos corpos compósitos: agência e transformação na iconografia das tangas cerâmicas marajoara
2020; MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2178-2547-bgoeldi-2019-0109
ISSN2178-2547
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoResumo Este artigo explora certos aspectos estilísticos e iconográficos das tangas cerâmicas marajoara, adentrando na seara da corporalidade, especialmente nas noções de composição, transformação e fabricação corporal. O recorte da categoria ‘tanga’ visa a destrinchar alguns dos aspectos relativos ao regime de figuração marajoara, sobretudo no que diz respeito às formas de materialização de princípios cosmológicos relacionados à fabricação, à composição e à transformabilidade dos corpos. Neste sentido, a iconografia destes objetos mostra corpos compósitos elaborados por meio da integração de uma miríade de seres e de suas partes anatômicas, assim como pelo uso de recursos gráficos que, possivelmente, indicam transformações corpóreas. Essa sintaxe dos corpos compósitos, desse modo, pode ser um ponto crucial para se pensar o papel das tangas e, com isso, sugere-se que elas fabricavam corpos e pessoas multicompostos.
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