Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 34; Issue: 100 Linguagem: Português

10.1590/s0103-4014.2020.34100.003

ISSN

1806-9592

Autores

Bernardete A. Gatti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

resumo Neste artigo parte-se de aspectos gerais da gestão educacional em seus vários níveis, tocando na questão do isolamento social pelo evento da Covid-19 e nos impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam- se especificamente questões ligadas à educação básica na situação de pandemia quanto à garantia possível das aprendizagens aos alunos, as diversidades das realidades sociais, a situação de professores e gestores, aspectos curriculares, relacionais e socioemocionais envolvidos no processo de isolamento e no retorno presencial nas escolas. Ao levantar possibilidades de vetores saudáveis no enfrentamento dessa realidade, pondera-se sobre as possibilidades de mudanças, pós-pandemia, no desenvolvimento da oferta educacional nas redes de ensino básico.

Referência(s)