Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Residência Pedagógica: o ensino de química e o uso da experimentação como estratégia facilitadora para o aprendizado.

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português

10.47456/krkr.v2i5.32613

ISSN

2526-2688

Autores

Jéssica Teio Sousa, Greyciele Cerdeira Fonseca, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar o ensino de Química na perspectiva dos discentes e avaliar a importância do uso da experimentação para a aprendizagem em Química. A atividade foi realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola no interior do Amazonas como atividade de intervenção do Programa Residência Pedagógica, núcleo de Química. A pesquisa apresentou abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva e exploratória. O projeto teve sua culminância em uma Feira de Ensino de Química onde os discentes puderam apresentar experimentos utilizando materiais acessíveis e de baixo custo. Os resultados demostraram que os discentes tiveram uma evolução em relação as suas concepções sobre os assuntos que haviam estudado durante o ano letivo e puderam ressignificar os conceitos de forma aplicável, proporcionando uma melhoria no aprendizado de Química. Pode-se verificar a importância da atividade de intervenção do Programa Residência Pedagógica para o ensino e as contribuições para os acadêmicos participantes.

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