
PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DE TEXTO
2020; Linguagem: Português
10.48090/ciki.v1i1.867
ISSN2318-5376
AutoresMárcio Crescêncio, Alexandre Leopoldo Gonçalves, José Leomar Todesco,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO objetivo desse artigo foi desenvolver um experimento com a análise de sentimento das opiniões no TripAdvisor® sobre a atração Oktoberfest Blumenau utilizando a Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina através de um processo de Descoberta de Conhecimento em Dados. Duas abordagens de classificação supervisionada de sentimento foram implementadas em Python®, o modelo probabilístico baseado no algoritmo Multinomial Naïve Bayes e o modelo de representação vetorial de palavras usando o Word2Vec. O desempenho dos modelos foi avaliado e comparado usando as métricas: Acurácia, Precisão, Recall e F-score. O modelo probabilístico alcançou acurácia de 90%, enquanto o modelo de rede neural recorrente LSTM foi de 92%. O sentimento nas opiniões é positivo para as características da festa típica alemã, a variedade e quantidade de bebidas, as músicas e a animação. O sentimento é negativo para filas nos banheiros e a superlotação aos sábados à noite.
Referência(s)