
PROCESSO DE RE-ELABORAÇÃODO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: uma ação democrática e coletiva
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2316-4484
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoRESUMO O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexao critica sobre o processo de reelaboracao do Projeto Politico Pedagogico (PPP) da E.E. Maria Rosa Nunes, no municipio de Januaria, Estado de Minas Gerais. Ele evidencia os principios norteadores que influenciaram a reelaboracao do PPP, a luz da legislacao especifica resultante da implementacao de um Projeto de Intervencao realizado na escola com o fim de analisar a relacao escola e comunidade. Sua realizacao deu-se atraves de um estudo de caso e, tambem, de uma revisao bibliografica, tendo por embasamento teorico as obras de: Gadotti e Romao (2001), Veiga e Resende (1998), Sposito (2000), Vasconcellos (1995), Gil (1999), Azevedo (2010) entre outros autores. Tambem foram utilizados os seguintes procedimentos metodologicos: observacao do cotidiano escolar, a aplicacao de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, para os pais, alunos e servidores da escola. Atraves da integracao entre comunidade e escola, a identidade da escola foi construida a partir de um trabalho critico – reflexivo de todos os envolvidos no processo de reelaboracao do Projeto Politico Pedagogico.
Referência(s)