
PROJETO PENSAR, CONECTAR E FAZER: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADE
2020; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17564/2316-3828.2020v9n2p95-109
ISSN2316-3828
AutoresJuscileide Braga de Castro, José Aires de Castro Filho,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoConsiderando que as representações e comunicações possibilitadas pelas tecnologias digitais, trazem para a Educação Matemática uma variedade de formas de expressão e de perspectivas de trabalho em sala de aula; este artigo tem como objetivo analisar evidências do potencial das tecnologias utilizadas durante o projeto Pensar, Conectar e Fazer; para a aprendizagem de conceitos relacionados à proporcionalidade. O projeto realizado com 12 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental buscou promover a construção e a reflexão de conceitos Matemáticos a partir do uso de Recursos Educacionais Digitais (vídeos, softwares, simulações, aplicativos) e da produção colaborativa de materiais (vídeos, infográficos, textos argumentativos, dentre outros etc). Os resultados trazem evidências de que as tecnologias contribuíram para o desenvolvimento da compreensão da proporcionalidade, por meio da visualização e da representação; da construção e produção de conhecimento; e da significação.
Referência(s)