Artigo Produção Nacional

O impacto do cuidado lúdico no cenário social: implicações para a enfermagem

2014; Volume: 8; Issue: 7 Linguagem: Espanhol

10.5205/1981-8963-v8i7a9912p2249-2255-2014

ISSN

1981-8963

Autores

Jeferson Ventura, Maria Helena Gehlen, Silomar Ilha, Cláudia Zamberlan, Rosiane Filipin Rangel, Saul Ferraz de Paula,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

ABSTRACT Objective: to evaluate the impact of playfulness care developed by students and a teacher of the nursing course in Rio Grande do Sul in the social life of the people. Method: this is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach. The data was produced on 07/12/2012, 10/31/2012 and 07/09/2013 through semistructured interviews recorded with 10 people in the playful activities during events in the city of Santa Maria and Porto Alegre (RS), Brazil. The Ethics and Research Protocol 072.2010.2 approved the research project. Data were analyzed according to content analysis. Results: two categories were identified: >; > Conclusion: it is unveiled positive impact of playful activities as a stimulus to new perception of educating for a healthy living while (re) construction/development of health promotion. Descriptors: Technology; Health Education; Health Promotion; Nursing. RESUMO Objetivo: avaliar o impacto do cuidado ludico desenvolvido por discentes e um docente de um Curso de Enfermagem do Rio Grande do Sul no cotidiano da vida social das pessoas. Metodo: estudo exploratorio-descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram produzidos em 12/07/2012, 31/10/2012 e 09/07/2013 mediante entrevista semiestruturada gravada com 10 pessoas que assistiram as atividades ludicas desenvolvidas em eventos na cidade de Santa Maria e Porto Alegre (RS), Brasil. O projeto de pesquisa teve a aprovacao pelo Comite de Etica e Pesquisa, Protocolo no 072.2010.2. Os dados foram analisados de acordo com a analise de conteudo. Resultados: identificaram-se duas categorias: >; >. Conclusao: desvelou-se impacto positivo das atividades ludicas como estimulo a nova percepcao de educar para o viver saudavel enquanto (re)construcao/valorizacao da promocao da saude. Descritores: Tecnologia; Educacao em Saude; Promocao da Saude; Enfermagem. RESUMEN Objetivo: evaluar el impacto del cuidado ludico desarrollado por estudiantes y um profesor de un Curso de Enfermeria de Rio Grande do Sul en el cotidiano de la vida social de las personas. Metodo: estudio exploratorio-descriptiv, de enfoque cualitativo. Los datos fueron producidos en 12/07/2012, 31/10/2012 y 09/07/2013 mediante entrevista semi-estructurada grabada con 10 personas que frecuentaron las actividades ludicas desarrolladas en eventos en la ciudad de Santa Maria y Porto Alegre (RS), Brasil. El proyecto de investigacion fue aprobado por el Comite de Etica e Investigacion, Protocolo no 072.2010.2. Los datos fueron analizados de acuerdo con el analisis de contenido. Resultados: se identificaron dos categorias: >; >. Conclusion: se desarrollo un impacto positivo de las actividades ludicas como estimulo a la nueva percepcion de educar para el viver sanamente mientras (re)construcciono/valorizacion de la promocion de la salud. Descriptores: Tecnologia; Educacion en Salud; Promocion de la Salud; Enfermeria.

Referência(s)