Artigo Acesso aberto

Caracterização química, atividade antimicrobiana e toxicidade dos óleos essenciais da Pimenta dioica L. (pimenta da Jamaica) e Citrus sinensis L. Osbeck (laranja doce)

2020; Volume: 49; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15446/rcciquifa.v49n3.91253

ISSN

1909-6356

Autores

Gustavo Oliveira Everton, Rebecca Jemima Pereira Araújo, Ana Beatriz da Silva Santos, Paulo Victor Serra Rosa, Rafael Gustavo De Oliveira Carvalho, Amanda Mara Teles, Paulo Roberto Barros Gomes, Victor Elias Mouchrek Filho,

Tópico(s)

Pomegranate: compositions and health benefits

Resumo

Este estudo avaliou a toxicidade e a atividade antimicrobiana frente a Escherichia coli e Staphylococcus aureus dos óleos essenciais de Pimenta dioica Lindl. e Citrus sinensis L. Os óleos essenciais (OE) foram extraídos por hidrodestilação, com caracterização química através de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Os parâmetros físico-químicos foram determinados de acordo com a Farmacopeia Brasileira. O ensaio de toxicidade seguiu o bioensaio com Artemia salina Leach, os OE aprovados neste ensaio seguiram para avaliação das suas propriedades biológicas. A atividade antimicrobiana seguiu a metodologia descrita pelo Clinical and Laboratory Standards Institute utilizando o método de difusão de disco, diluição em caldo para concentração inibitória mínima (CIM) e posterior concentração bactericida mínima para avaliar a ação dos OE frente a Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Ambos os OE apresentaram toxicidade baixa, e assim foram avaliados quanto as propriedades biológicas antimicrobianas. Ambos os OE apresentaram potenciais bactericidas frente aos microrganismos testados, exibindo resultados satisfatórios para a ação deles. Os resultados indicam que os OE avaliados são compostos por substâncias que propiciam e incentivam sua aplicação em virtude de seus potenciais para atividade biológicas moluscicida e antimicrobiana.

Referência(s)