Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aceleração da gravidade: Análise de experimentos didáticos

2020; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 42; Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2020-0202

ISSN

1806-9126

Autores

Felipe M.L. de Souza, Simone C. Cardoso,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo É possível determinar experimentalmente o valor da aceleração da gravidade por diferentes experimentos, dos mais simples aos mais complexos. O objetivo do artigo é fornecer um auxílio para tomada de decisão do docente quanto àsua abordagem de ensino. Estes experimentos apresentam variações significativas com relação à acurácia do valor encontrado, aparatos e tecnologias utilizadas, precisão do experimento entre outros aspectos. Apresentamos quatro experimentos que serão comparados entre si quanto à: exatidão, fontes de incerteza e tecnologias utilizadas para a realização do experimento. O experimento com melhor desempenho utilizou um pêndulo simples.

Referência(s)