Artigo Acesso aberto

Recoding Art

2020; Issue: 22 Linguagem: Português

10.47456/rf.v1i22.32691

ISSN

1517-7858

Autores

Bruno Moreschi, Gabriel Pereira,

Tópico(s)

Photography and Visual Culture

Resumo

Quando Varèse morou naquela rua sessenta anos antes, ele criou o Poème Electronique, uma obra comissionada pela empresa Philips. A música de oito minutos se tornaria a trilha sonora do pavilhão criado por Le Corbusier para a Feira Mundial de Bruxelas de 1958. Para essa composição, Varèse reuniu sons triviais de Eindhoven –– para muitos, ruídos que seriam apenas sons descartáveis ​​da vida cotidiana. Esbanjando muita atenção e sensibilidade, o compositor enxergou algo poético nesses sons e produziu uma composição impressionante. Nesta pesquisa, seguimos um caminho semelhante: avaliar o que parece insignificante para muitos. No primeiro dia em Eindhoven, o simpático coordenador de tecnologia do Van Abbemuseum Peter Classen entregou a Moreschi um pen drive com 654 imagens das obras da coleção do museu que estavam em exibição (nas mostras The Making Of Modern Art e The Way Beyond Art). Via internet, as imagens foram enviadas para Pereira, que já sabia exatamente o que fazer com elas, assim que as recebeu. [...]

Referência(s)
Altmetric
PlumX