
Cartografia na Educação Básica: Reflexões sobre a Prática do Professor de Geografia
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 72; Issue: 4 Linguagem: Português
10.14393/rbcv72n4-54349
ISSN1808-0936
AutoresAdriany de Ávila Melo Sampaio, Antônio Carlos Freire Sampaio,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoA Cartografia é um dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos na disciplina de Geografia, em todos os anos da Educação Básica, sendo fundamental para a representação dos fenômenos geográficos e, por conseguinte, para a formação do cidadão. Quanto mais ampla for a formação em Geografia, mais amplas serão as suas leituras do mundo. No Currículo Escolar, a Cartografia está inserida na Geografia como um conteúdo e como uma linguagem. Neste artigo, será apresentada uma pesquisa que tem como objetivo diagnosticar a realidade dos professores que lecionavam Geografia na Educação Básica das Escolas Públicas dos Municípios de Araguari, Campo Florido, Prata, Uberaba e Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, Brasil. O enfoque do texto são os dados relacionados à prática do professor de Geografia em relação à Cartografia ensinada e aprendida na escola.
Referência(s)