Artigo Acesso aberto Revisado por pares

LABORATÓRIOS REMOTOS DE FPGA COM FOCO NO ENSINO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.105944

ISSN

1679-1916

Autores

Ana Lúcia da Silva Beraldo, Tiago de Oliveira, Denise Stringini,

Tópico(s)

Experimental Learning in Engineering

Resumo

Esta revisão sistemática foi realizada para se ter uma visão geral do estado daarte sobre o desenvolvimento de laboratórios remotos específicos de FPGA (FieldProgrammable Gate Array) utilizados para o ensino de Circuitos Digitais ou disciplinas similares. Buscou-se identificar quais são as principais funcionalidades do sistema desenvolvido, se a ferramenta permite interação entre os usuários, se o sistema é livre ou comercial, quais equipamentos de hardware foram utilizados no projeto, se há integração com algum ambiente virtual de aprendizagem e se foram realizados testes do sistema com estudantes. Os resultados apontam a existência de um pequeno número de laboratórios remotos específicos de FPGA com foco no ensino sendo que, a maioria deles está concentrada na Europa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX