Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos sobre a esportivização, mercantilização e espetacularização dos jogos eletrônicos

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 23; Linguagem: Português

10.5216/rpp.v23.57704

ISSN

1980-6183

Autores

Matheus Borsato, Marcos Roberto Brasil, Verônica Volski Mattes, Vinícius Machado de Oliveira, Juliano de Souza,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

Os esportes eletrônicos têm-se tornado uma prática esportiva relevante, tanto em sua organização na esfera profissional, quanto nas questões que desperta no âmbito acadêmico. Nesses termos, o objetivo do artigo foi apresentar indícios acerca do processo de esportivização, mercantilização e espetacularização dos e-Sports. Para dar conta da investigação, reunimos fontes a partir do método exploratório a caracterizar o desenvolvimento dos jogos eletrônicos como uma nova prática esportiva, especificamente como um subcampo esportivo, levantando dados históricos a respeito de sua evolução como prática social, tendo como suporte teórico as contribuições da sociologia de Pierre Bourdieu, aliadas às análises de Anthony Giddens como ponto de sustentação teórica complementar.

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