
Aspectos sobre a esportivização, mercantilização e espetacularização dos jogos eletrônicos
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 23; Linguagem: Português
10.5216/rpp.v23.57704
ISSN1980-6183
AutoresMatheus Borsato, Marcos Roberto Brasil, Verônica Volski Mattes, Vinícius Machado de Oliveira, Juliano de Souza,
Tópico(s)Multimedia Communication and Technology
ResumoOs esportes eletrônicos têm-se tornado uma prática esportiva relevante, tanto em sua organização na esfera profissional, quanto nas questões que desperta no âmbito acadêmico. Nesses termos, o objetivo do artigo foi apresentar indícios acerca do processo de esportivização, mercantilização e espetacularização dos e-Sports. Para dar conta da investigação, reunimos fontes a partir do método exploratório a caracterizar o desenvolvimento dos jogos eletrônicos como uma nova prática esportiva, especificamente como um subcampo esportivo, levantando dados históricos a respeito de sua evolução como prática social, tendo como suporte teórico as contribuições da sociologia de Pierre Bourdieu, aliadas às análises de Anthony Giddens como ponto de sustentação teórica complementar.
Referência(s)