
AUTONOMIA E MOTIVAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Issue: 34 Linguagem: Português
10.26512/resafe.v2i34.35134
ISSN1679-8775
AutoresJosé Benedito de Almeida Júnior,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoEste artigo tem por objetivo demonstrar que o desenvolvimento da autonomia discente está diretamente ligado à motivação. Iniciamos com a análise de alguns autores, da tradição filosófica, sobre o tema do sofrimento. Depois, distinguimos o sofrimento criativo do sofrimento patogênico. Para analisar as causas e os efeitos deste segundo tipo de sofrimento utilizamos, em especial, a teoria da motivação de Christophe Dejours. Constata-se que há um grau elevado de sofrimento patogênico entre os discentes do ensino superior. Este fenômeno é resultado, dentre outros fatores, de se proporcionar tarefas que não estimulem a autonomia, nem a motivação, isto é, atividades que não são realizadoras, resultando num acúmulo de energia psíquica e, consequentemente, o surgimento de doenças psicológicas e psicossomáticas de atividades não realizadoras, que causam estresse negativo ou carga psíquica positiva.
Referência(s)