UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO NO DESENVOLVIMENTO DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO PARA DISCUSSÃO DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO
2020; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.31512/encitec.v10i3.2788
ISSN2237-4450
AutoresThiago Vicente De Assunção, Charles Teruhiko Turuda,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
Resumo<p class="ResumoRevista"><span>A pouca difusão da experimentação no Ensino Médio é uma das dificuldades associadas ao ensino de Física Moderna. O Efeito Fotoelétrico é um dos fenômenos mais importantes e, igual a outros fenômenos dessa área do conhecimento, não é passível de observação direta. Pesquisas do Ensino de Ciências mostram que a demonstração e a construção experimentais são essenciais para contemplar os diferentes perfis dos estudantes. Diante disso, o presente artigo propôs o desenvolvimento de um objeto didático, com materiais de baixo custo, destinado a discussões relativas ao Efeito Fotoelétrico. No desenvolvimento do instrumento, utilizou-se, além de componentes básicos da eletrônica, uma placa de prototipagem, minipainéis solares e resistores com resistência elétrica dependente da luz incidente. O presente artigo apresenta os procedimentos experimentais e os resultados, indicando que o objeto didático pode servir de suporte para discussões acerca do Efeito Fotoelétrico.</span></p>
Referência(s)