Artigo Acesso aberto

O que revelam os resultados de avaliações externas sobre o ensino da literatura na formação docente?

2020; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52473

ISSN

2763-9355

Autores

Juliana Alves Menezes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo apresenta a análise de duas práticas de ensino da literatura que obtiveram bons desempenhos em avaliações externas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Elas foram realizadas no âmbito do ensino médio de uma escola pública e outra privada, no Estado do Paraná. A análise mostra que bons resultados não necessariamente revelam boas práticas do ensino da literatura, entendendo-se por uma boa prática aquela que se apresenta como relevante na formação de leitores anárquicos, isto é, daquele leitor que consegue ler a partir das contradições inerentes ao mundo e ao homem. Uma vez que o ensino de literatura no ensino médio frequentemente é questionado sob a acusação de que os jovens não gostam de ler os livros solicitados por seus professores, chamaram-nos a atenção os resultados apresentados pelas escolas que foram investigadas, pois, nelas, os alunos conseguem ótimo desempenho nas provas do ENEM. O funcionamento de tais práticas de literatura; a formação dos professores; o perfil docente; o perfil dos alunos; a relação destes com a leitura, com o ensino de literatura e com a prática de literatura foram categorias mobilizadas para chegarmos a tal resultado. Partilhar práticas pedagógicas que conseguem mediar a leitura literária pode contribuir para que se estabeleça sentido no ensino da literatura na escola, especialmente para formar leitores anárquicos. Tais práticas favorecem, para alunos e professores, o encontro de momentos de sensibilização, configurando-se um espaço de aconchego, acolhimento e humanização em um mundo caótico, vazio e cada vez mais veloz.

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