Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Impressão 3D como Recurso para o Desenvolvimento de Material Didático: Associando a Cultura Maker à Resolução de Problemas

2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.106014

ISSN

1679-1916

Autores

Jarles Tarsso Gomes Santos, Adja Ferreira de Andrade,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo busca apresentar uma proposta de aplicação para a impressora 3D no contexto educacional, em uma escola pública da Paraíba, associando-a à resolução de problemas. Na ocasião, os estudantes usaram conhecimentos adquiridos em sala para atuar sobre o problema que permeia várias instituições de ensino: a falta de material didático para uso em atividades práticas. A partir disso, usaram a metodologia ativa Design Thinking para auxiliar no processo, construindo ideias e protótipos para uso como material didático. Os resultados apontam que a impressora 3D pode facilitar o ensino de conteúdos que compõem o currículo escolar, seja estimulando os estudantes na construção de modelos ou fazendo uso de modelos prontos como material didático.

Referência(s)
Altmetric
PlumX