Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O desenho e a escrita como elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica: análise das produções dos estudantes de um clube de ciências

2020; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3895/actio.v5n3.11766

ISSN

2525-8923

Autores

Willa Nayana Corrêa Almeida, Josiane Lima de Amorim, João Manoel da Silva Malheiro,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este estudo objetiva analisar os indicadores de Alfabetização Científica evidenciados nas produções de desenho e escrita desenvolvidos por estudantes do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, durante uma atividade experimental investigativa. A investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise de Conteúdo para interpretação de 31 registros. O espaço analisado é considerado um ambiente não formal destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas. A atividade experimental investigativa aplicada foi intitulada “Problema da Água que não Derrama” e explorou propriedades ligadas à tensão superficial da água. A partir da análise dos registros, conseguimos compreender como os estudantes constroem e expõem o conhecimento científico envolvido na sequência de ensino investigativo, explorando o problema proposto, os materiais utilizados, a organização e raciocínio de ideias a cada etapa da atividade, bem como as explicações a aproximações com cotidiano do fenômeno envolvido no experimento. Os indicadores de Alfabetização Científica evidenciados foram a seriação, organização e classificação de informações, assim como o raciocínio lógico e proporcional, justificativa, previsão e explicação. Assim, compreendemos que as duas formas de linguagem colaboram para que estudantes consigam compreender e discutir a Ciência de maneira consciente e reflexiva, engajando-os no processo de Alfabetização Científica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX