
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
2013; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 94; Issue: 236 Linguagem: Português
10.1590/s2176-66812013000100015
ISSN2176-6681
AutoresWanda Maria Junqueira de Aguiar, Sérgio Ozella,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoPretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo.
Referência(s)