Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/2177-9465-ean-2020-0200

ISSN

2177-9465

Autores

Lucas Eduardo Mello Barboza, Isaque Souza da Silveira, Paula Carvalho Leite, Marialda Moreira Christoffel, Ana Letícia Monteiro Gomes, Tânia Vignuda de Souza, Gláucia Cristina Lima da Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

RESUMO Objetivo Descrever a experiência do processo de elaboração de uma história em quadrinhos acerca das medidas de prevenção para o combate ao novo coronavírus a partir do legado de Florence Nightingale e da Teoria Ambientalista. Método Trata-se de um relato de experiência de uma ação extensionista universitária acerca do processo de elaboração de uma história em quadrinhos que traz os conceitos da teoria ambientalista de Florence Nightingale no combate ao novo coronavírus. Resultados A partir da técnica do brainstorming, surgiu a ideia da história em quadrinhos e foram criados três personagens: Florence Nightingale, Super Sabão e Luiza. Foram seguidas as etapas: criação do roteiro e dos personagens e transferência do desenho manual para programas de digitalização. O material elaborado passou por três revisões: a dos alunos de enfermagem; do docente responsável pela elaboração do material e; do grupo de docentes cuja finalidade foi avaliar os materiais produzidos nas atividades de extensão acerca do tema COVID-19. Conclusão e implicações para prática A experiência na construção de material didático tipo história em quadrinhos foi um desafio para os estudantes e docentes. Destaca-se a oportunidade da descoberta de novos recursos pedagógicos e produção de material tecnológico em tempos de distanciamento social.

Referência(s)