Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gênero e religião: uma trilha na formação de professores

2020; Volume: 9; Issue: 26 Linguagem: Português

10.30612/eduf.v9i26.12755

ISSN

2237-258X

Autores

Darli De Fátima Sampaio, Rosa Lydia Teixeira Corrêa,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O presente artigo é parte de tese de doutorado cujo interesse investigativo contempla duas categorias centrais na conjuntura política e social contemporânea: gênero e religião, ambas com incidência no campo educacional. Parte da percepção das autoras de que o campo religioso tradicional e conservador, tanto católico como protestante, que se referenciam em representações tradicionais sobre sexo e gênero, buscam não só uma polarização moral, e o aniquilamento do conceito de gênero nas escolas, mas também uma possível qualificação de um corpo docente alinhado com tal estratégia. Realizou-se uma pesquisa junto a estudantes de Pedagogia de uma universidade confessional e outra pública no Estado do Paraná, no município de Curitiba para conhecer o grau de entendimento e concordância sobre as Teorias de Gêneros; os dados preliminares permitem concluir que discussões sobre gênero vão estar presentes nas escolas independente do desejo do campo religioso conservador.

Referência(s)
Altmetric
PlumX