
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR: a ótica do corpo docente sobre a inclusão escolar
2020; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17564/2316-3828.2020v8n3p304-321
ISSN2316-3828
AutoresThaynara Carvalho De Lima, Júlio César Vieira Lopes, Hamilton Ayres De Andrade, Aline Vieira Freitas, Rafael Marques Reis,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA situação da inclusão de deficientes no ensino regular é uma luta que se prolonga há pouco mais de 40 anos no mundo e há 12 anos no Brasil. No Brasil, as discussões sobre o direito do aluno com necessidades especiais de frequentar a classe comum iniciaram com a Declaração de Salamanca, em 1994, com o tema “Escola para Todos” e incorporou-se na política nacional com a Política Nacional de Educação Especial, onde consta que toda pessoa deficiente tem direito a participar da vida social de maneira o mais “normal” possível, tendo seus direitos reconhecidos pela sociedade em geral. Percebe-se que a inclusão não cabe no paradigma tradicional da educação, requer um modelo diferente das propostas existentes. O presente estudo buscou compreender a percepção do corpo docente do Colégio Militar de Salvador-CMS diante da proposta de implantação da Educação Inclusiva com vistas a se concretizar até o ano de 2020, nesse sistema de ensino. Para isto foi aplicado um questionário aos professores do CMS com questões norteadoras sobre o tema da Educação Inclusiva. Qualitativamente e utilizando-se da Análise de Conteúdo, os dados coletados foram analisados a fim de traduzir os sentimentos dos professores diante da nova proposta de ensino. Os resultados encontrados apontaram para a falta de capacitação dos profissionais, e em consequência disso, mesmo receptivos à implantação da Educação Inclusiva, se sentem inseguros e apreensivos. Concluiu-se que, dada à receptividade dos docentes, é possível a implantação da Educação Inclusiva no CMS desde que atendidas algumas ressalvas, como a capacitação dos profissionais envolvidos. Palavras-chave: Educação Inclusiva; docentes; CMS.
Referência(s)