Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tecnologias Assistivas no contexto da acessibilidade e mobilidade: possibilidades de inclusão digital de autistas na educação a distância

2020; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.53628/emrede.v7.2.539

ISSN

2359-6082

Autores

Lisiane Corrêa Gomes Silveira, Jaison Marques Luiz, Lisandra Xavier Guterres, Luís Fernando da Silva Mendes, Luís Otoni Meireles Ribeiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A popularização dos dispositivos móveis permite que novas configurações de ensino e aprendizagem se desenvolvam no cenário da mobilidade. No contexto da Educação a Distância (EaD), os recursos disponíveis nesses aparelhos, bem como os aplicativos desenvolvidos como tecnologia assistiva para autistas, podem ser potenciais emergentes para a inclusão de estudantes, promovendo acessibilidade em consonância com a perspectiva da educação inclusiva. Nessa concepção, este trabalho, que é uma versão expandida do estudo apresentado no ESUD 2019, possui abordagem qualitativa e caráter exploratório e tem por objetivo elencar aplicativos gratuitos para dispositivos móveis, que promovam acessibilidade e inclusão digital e educacional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na modalidade EaD.

Referência(s)