
Tecnologias Assistivas no contexto da acessibilidade e mobilidade: possibilidades de inclusão digital de autistas na educação a distância
2020; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.53628/emrede.v7.2.539
ISSN2359-6082
AutoresLisiane Corrêa Gomes Silveira, Jaison Marques Luiz, Lisandra Xavier Guterres, Luís Fernando da Silva Mendes, Luís Otoni Meireles Ribeiro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA popularização dos dispositivos móveis permite que novas configurações de ensino e aprendizagem se desenvolvam no cenário da mobilidade. No contexto da Educação a Distância (EaD), os recursos disponíveis nesses aparelhos, bem como os aplicativos desenvolvidos como tecnologia assistiva para autistas, podem ser potenciais emergentes para a inclusão de estudantes, promovendo acessibilidade em consonância com a perspectiva da educação inclusiva. Nessa concepção, este trabalho, que é uma versão expandida do estudo apresentado no ESUD 2019, possui abordagem qualitativa e caráter exploratório e tem por objetivo elencar aplicativos gratuitos para dispositivos móveis, que promovam acessibilidade e inclusão digital e educacional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na modalidade EaD.
Referência(s)