Artigo Produção Nacional

OTIMIZAÇÃO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ENSINO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA

2020; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.37702/ree2236-0158.v39p312-322.2020

ISSN

2236-0158

Autores

LUCAS DELA GUSTINA, Richard de Medeiros Castro, DOUGLAS MEDEIROS DEOLINDO, Ladislei Marques Felipe Castro,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Com a exponencial modernizacao tecnologica nas industrias, e necessario atualizar a formacao dos futuros profissionais de engenharia. Da mesma forma, existe o desafio para as instituicoes de ensino, em se manter atrativa. Atualmente, as metodologias ativas destacam-se positivamente do processo de ensino-aprendizagem, utilizando objetos educacionais, para desenvolver a autonomia e o senso critico dos academicos. Esse artigo tem como objetivo propor um conceito de uma bancada didatica para a area de sistemas hidraulicos, como ferramenta ativa de aprendizagem. Com uso de sensores, os academicos obtem os dados de torque de um motor eletrico por um sistema de supervisao, e posteriormente calculam os valores da eficiencia mecânica da bomba hidraulica. Para a otimizacao da bancada, foram utilizados um sensor de corrente e uma valvula limitadora de pressao. Tambem foi necessario o uso de uma placa eletronica para o acionamento do motor da bomba e a interligacao dos componentes eletroeletronicos, alem de um programa desenvolvido em Labview. Ao final do estudo, observou-se a praticidade que a bancada trara as futuras analises experimentais, dando continuidade do aprendizado ativo dos academicos de engenharia na area especifica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX