
A POLÍTICA NACIONAL DE ENERGIA: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DA ESCOLA MOÇAMBICANA NA PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO DOMÍNIO DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL
2020; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português
10.37702/ree2236-0158.v39p269-280.2020
ISSN2236-0158
AutoresRui Muchaiabande, URANIO STEFANE MAHANJANE, Paulo César Marques de Carvalho,
Tópico(s)Environmental Education and Sustainability
ResumoNeste estudo examinamos a vinculacao da Politica Nacional de Energia (PNE) de Mocambique como directriz para a expansao do acesso a energia com foco no papel atribuido a escola nos Programas de Eficiencia Energetica (PEE) na matriz de iluminacao electrica que foi avaliado a partir de um questionario. Participaram na amostra 1.056 alunos do Ensino Secundario Geral (8a a 12a classe) da cidade da Beira. Os resultados indicam que a taxa de participacao da escola como espaco de promocao de PEE e de 3,3%, estando abaixo da Televisao (73,6%), da concessionaria Electricidade de Mocambique (9,9%), da Radio (5,1%) e de Familia e Amigos (4,3%). Em respeito a iluminacao electrica, o estudo revela que lâmpadas incandescentes continuam a ser o tipo de tecnologia mais comum disponivel no sector residencial com uma taxa de participacao de 36,5%, seguindo as lâmpadas fluorescentes compactas (29,4%), lâmpadas fluorescentes tubulares (17,5%), LEDs (13,4%) e outras (3,3%). Concluimos que, apesar de muitos avancos na energizacao do pais, a escola ainda nao e expressiva dentro da PNE no cenario dos PEE.
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