
Brincadeiras e conflitos étnicos no território fronteiriço Brasil-Bolívia
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 23; Linguagem: Português
10.5216/rpp.v23.57774
ISSN1980-6183
AutoresAlexandre Paulo Loro, Shirley Ferreira Marinho Silva, Jaqueline da Silva Nunes,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoObjetivamos problematizar as relações de conflito e poder durante as situações de brincadeiras com aspectos étnicos na região de fronteira Brasil-Bolívia. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, a entrevista e a observação foram utilizadas para coletar dados, realizadas com crianças de três escolas brasileiras. A análise pela Sociologia Figuracional das obras O Processo Civilizador e Os Estabelecidos e os Outsiders. Durante as brincadeiras nos intervalos escolares emergem conflitos relacionais de origem étnica (Collas e Cambas). Tais características expressam uma relação de poder entre as crianças descendentes de bolivianos que estudam em Corumbá/MS/Brasil e o legado da colonização espanhola ainda não resolvido.
Referência(s)