
Gamificação nas organizações: processos de aprendizado e construção de sentido
2020; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 18; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/1679-395120190137
ISSN1679-3951
AutoresSORAIA FINAMOR NEIDENBACH, Vanessa Martines Cepellos, Jussara Jéssica Pereira,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoResumo Este estudo apresenta uma visão dessa gamificação como possibilidade de aprendizado via construção de sentido. Para tanto, adotamos a seguinte pergunta de pesquisa: como são percebidos os processos de aprendizado e a construção de sentido da gamificação como ferramenta organizacional? A partir dos relatos de seis expertises na área e por meio da análise temática, chegou-se a dois níveis de análises: a) o nível organizacional e b) o nível individual. Tais níveis foram apresentados em três dimensões: a organização, o time/a equipe e a individual do trabalhador. Foi identificada a existência de bons resultados para os níveis organizacional e individual. Assim, destaca-se na dimensão organizacional a melhoria na produtividade, na aprendizagem e nos processos de inovação e update organizacional. Na dimensão de time/equipe, notaram-se melhorias no clima organizacional, na comunicação e no trabalho colaborativo. Na dimensão individual, houve desenvolvimento do trabalhador, autonomia, autoestima e maior transparência na relação entre líderes e liderados, bem como empoderamento.
Referência(s)