
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2020; Issue: 45 Linguagem: Português
10.26694/les.v0i45.9880
ISSN2447-6293
AutoresSimone da Conceição Rodrigues da Silva,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo.
Referência(s)