
RPG e literatura na escola: leitura, afeto e negociações de sentido
2020; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52178
ISSN2763-9355
AutoresSheila Oliveira Lima, Franciela Silva Zamariam,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo apresenta uma alternativa para a formação de leitores na educação básica por meio de metodologia estruturada a partir do diálogo entre a prática da leitura e a vivência do RPG; discute também as relações dos processos de significação ocorridos nessas duas atividades. Para tanto, apresenta a descrição de campanhas de um RPG baseado na obra “A cartomante”, de Machado de Assis, realizadas com alunos do Ensino Médio de uma escola de Londrina. A partir do desenvolvimento observado nas partidas, verifica-se a proximidade entre os fenômenos da leitura e do jogo, além de registrar a subjetividade como elemento fundamental em ambos. Tais constatações levam a uma reflexão a respeito da necessidade de se criarem instrumentos adequados para a mediação entre leitor e texto literário, os quais passam pelo compartilhamento da interpretação (COLOMER, 2009) e pela aproximação afetiva entre leitor e obra (BARTHES, 2004). O texto baseia-se também em estudos sobre a leitura (JOUVE, 2002) e sobre o jogo (CAILLOIS, 1990).
Referência(s)