O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (BTSK)
2020; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 11; Issue: 7 Linguagem: Português
10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2788
ISSN2179-426X
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA investigação que aqui se apresenta teve como objetivo a adaptação do modelo do conhecimento especializado do professor de matemáticas (MTSK) a uma disciplina de natureza epistemológica significativamente diferente, a biologia. Para a construção deste modelo foram observadas 14 aulas no decorrer do ensino do tema da reprodução das plantas a crianças de 8 e 12 anos de idade, a frequentar o 3º e o 6º ano de escolaridade. Foram igualmente realizadas 3 entrevistas. O desenho da investigação enquadra-se num um estudo de casos instrumental, no qual foi estudado o conhecimento de duas professoras, escolhidas entre os seus pares pela sua relevância para o estudo. A informação foi recolhida a partir de vídeogravação e audiogravação e analisada usando o instrumento de análise em construção, o BTSK, e a metodologia de análise de conteúdo. O resultado foi a caracterização do modelo do conhecimento especializado do professor quando ensina tópicos da biologia. Este modelo empírico é composto por três domínios do conhecimento: conhecimento da biologia, conhecimento pedagógico do conteúdo da biologia e domínio das crenças, divididos em subdomínios e categorias.
Referência(s)