
Políticas educacionais inclusivas e a intersetorialidade com as políticas sociais: interfaces Brasil/Canadá
2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português
10.21723/riaee.v15iesp3.14429
ISSN2446-8606
AutoresRosana Carla do Nascimento Givigi, Denise Meyrelles de Jesus, Raquel Souza Silva, Juliana Nascimento de Alcântara,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoA globalização, as transformações nos processos de produção e de conhecimento causaram grandes impactos nas sociedades contemporâneas. As desigualdades estruturais dispararam na educação a discussão sobre a inclusão de grupos minoritários. Acreditando na educação como um direito público, esse estudo objetivou analisar as políticas educacionais inclusivas e a intersetorialidade com as políticas sociais em uma perspectiva comparada, nos dois países: Brasil e Canadá. Metodologicamente situa-se na área da Educação Comparada. Foram estudadas as políticas voltadas para pessoa com deficiência, no caso os documentos normativos da Educação Especial e de um conjunto de políticas sociais. Constata-se que o Brasil passou por um momento de crescente apoio das políticas sociais e da inclusão escolar, e que o atual momento político aponta para um retorno da exclusão escolar e de redução da garantia de políticas sociais. Enquanto que o Canadá, mesmo enfrentando desafios de ordem política e econômica, tem garantido políticas sociais e educacionais inclusivas.
Referência(s)