
As estratégias de marketing urbano do Porto Digital
2020; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); Linguagem: Português
10.22296/2317-1529.rbeur.202037pt
ISSN2317-1529
AutoresTarciso Binoti Simas, Sônia Azevedo Le Cocq de Oliveira, Carlos Maviael de Carvalho,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoPorto Digital é uma política implantada no ano de 2000 e gerida por uma Organização Social (OS) que tinha como objetivos iniciais inserir Pernambuco no cenário tecnológico e contribuir com a revitalização do Bairro do Recife. Ao longo dessas duas décadas, essa OS se consolidou como um importante ator no planejamento urbano, ao associar conceitos em moda no debate sobre inovação. O objetivo deste trabalho é demonstrar como essas narrativas são instrumentalizadas como marketing urbano. Trata-se de uma pesquisa explicativa sobre a construção, a evolução e os principais impactos do Porto Digital, graças à coleta de dados bibliográficos, documentais, entrevistas e observação. Percebe-se, assim, um processo de gentrificação com manipulação da identidade, êxodo de parte da população e valorização de imóveis a serem consumidos sobretudo por empresas. Entende-se que a instrumentalização desse debate inovativo como marketing urbano permite tanto impulsionar negócios quanto servir como cortina de fumaça para os problemas sociais.
Referência(s)