Artigo Revisado por pares

A APROPRIAÇÃO, PASTEURIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA PRECARIEDADE ANALÓGICA PELA INDÚSTRIA DA FOTOGRAFIA DIGITAL / The appropriation, pasteurization and mercantilization of analogue precariety by the digital photography industry

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 26; Issue: 40 Linguagem: Português

10.37235/ae.n40.11

ISSN

2448-3338

Autores

Paula Davies Rezende,

Tópico(s)

Photography and Visual Culture

Resumo

Proponho uma reflexão sobre como câmeras de baixa fidelidade contribuem para subversão da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética caracterizada por ruídos e falhas, denominada estética da precariedade. Abordo ainda a apropriação, padronização e mercantilização da estética da precariedade pela indústria fotográfica digital, por meio de aplicativos de edição de imagens e redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos.Palavras-chave: Estética da precariedade; Fotografia de baixa fidelidade; Fotografia analógica; Fotografia digital; Indústria fotográfica.AbstractI propose a reflection on how low-fidelity cameras contribute to the subversion of traditional photography and to the consolidation of an aesthetic characterized by noise and flaws, called precariousness aesthetics. I also address the appropriation, standardization and commercialization of the precariousness aesthetic by the digital photographic industry, through image editing apps and photo and video sharing social networking services.Keywords: Precariousness aesthetics; Low fidelity photography; Analog photography; Digital photography, Photographic industry.

Referência(s)
Altmetric
PlumX