Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 4; Issue: 10 Linguagem: Português

10.46551/emd.e202058

ISSN

2526-6136

Autores

Gabriela dos Santos Barbosa, Jerlan Manaia de Araújo, Ana Marlice Manhães Paes,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O presente artigo tem como foco a modelagem matemática e a resolução de problemas no contexto da Educação Financeira num curso pré-vestibular social de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Na pesquisa apresentada, a modelagem consistiu na investigação por meio da Matemática de temas definidos como interessantes pelos estudantes, que estavam divididos em grupos. Para contemplar o objetivo de descrever e analisar o processo de modelagem matemática vivenciado pelos estudantes e suas potencialidades críticas, realizamos uma pesquisa-ação composta por três atividades de ensino. Os resultados nos levam a concluir que a Educação Financeira oferece circunstâncias para a modelagem que, além de envolver a revisão e construção de conceitos matemáticos, permitem o desenvolvimento de uma postura crítica no que concerne ao consumismo e às desigualdades sociais brasileiras.

Referência(s)